De acordo com a portaria nº 313 de março de 2012, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), que aprovou a normativa NR 35 – Trabalho em Altura, regulamentando a formação, a execução e o planejamento de trabalhos em altura, o uso de sistemas de linha de vida se tornou obrigatório em toda atividade em altura.
É considerado local elevado ou trabalho em altura todo trabalho realizado acima de dois metros a partir do nível inferior, sendo obrigatório o uso de um sistema de segurança de linha de vida ou dispositivo de ancoragem.
O uso de sistemas de segurança de linha de vida e EPI´s corretos vai além de atender às normativas. A conscientização da necessidade do trabalho em segurança é crucial e é obrigação da empresa fornecer condições seguras de trabalho em suas atividades para todos os colaboradores.
Hoje, no Brasil, a queda de altura é a maior responsável pelos acidentes no trabalho e também o maior motivo de morte neste tipo de acidente.
Aproximadamente uma em cada sete mortes de trabalho são em função de acidentes em altura e esses números estão aumentando em virtude de falhas de segurança e planejamento nos trabalhos realizados acima de dois metros.
A equipe da Gaia Gestão de Projetos e Meio Ambiente irá atendê-lo com a segurança técnica e com a qualidade que você precisa no levantamento, elaboração e acompanhamento do sistema de linda de vida.